Pelo 23° ano, movimentos populares, especialmente ligados às pastorais sociais, foram às ruas no tradicional Grito dos Excluídos. Em todo o Ceará, a marcha, que ocorre no dia em que se comemora a Independência do Brasil, levou pra sociedade a reflexão de que independência é essa, se direitos são negados para a maior parte do povo brasileiro e se o sistema que prevalece é o da opressão?

Neste ano, o lema do Grito foi “por direitos e democracia, a luta é todo dia” e manifesta oposição às reformas trabalhista e previdenciária, além defender a Democracia.

O evento, na verdade, é o ápice de um processo de construção feito ao longo do ano, com debates e reuniões em bairros, associações e ocupações. Por assim dizer, é um movimento que abre a possibilidade da população pobre e periférica de se levantar para denunciar as mazelas do capitalismo.

A atividade deste ano teve caráter especial. Com a crise moral, institucional, econômica, social e política que vive o país, o ato destaca que, agora, de fato, é o momento de levar as panelas para as ruas e demonstrar que as mesmas estão vazias com desemprego, miséria, com fome e com cortes.

Aracati

A mensagem de que é preciso resgatar a dignidade do povo brasileiro também foi forte na atividade realizada em Aracati, que levou centenas às ruas e teve a participação do Sindicato dos Servidores de Icapuí.

Fortaleza

Propositalmente localizada na periferia, a marcha saiu de trecho do Vila do Mar e seguiu pela Av. Leste Oeste, desde o bairro Colônia até a Barra do Ceará.

Crateús

Numa mensagem mais que contundente, trabalhadores, trabalhadoras, aposentados e estudantes tomaram as ruas de Crateús unindo as vozes num único coro contra a retirada e negações de direitos à classe trabalhadora. Forte, o ato interrompeu o desfile militar tradicional do 7 de setembro, mostrando que a independência tem que chegar inclusive contra o modelo opressor desta data ser lembrada oficialmente.