As históricas lutas do magistério por valorização profissional sempre visaram à estruturação da carreira, visto que promover a qualidade de ensino, entre outros fatores, perpassa obrigatoriamente por essa estruturação. Um profissional bem remunerado, com condições de trabalho adequadas, formação continuada e com ascensão na carreira terá melhores perspectivas de desenvolver o seu trabalho no espaço escolar. Essas são reivindicações que têm permeado as lutas do magistério em Icapuí e, sobretudo a partir da lei 525/10 de 18 de março de 2010, o piso e a carreira tem sido uma luta constante dos docentes através da organização e mobilização do sindicato dos servidores.

Dentro deste contexto é possível perceber o quanto avançamos em relação a valorização dos docentes no município de Icapuí em relação aos demais municípios do estado Ceará e porque não frisar do País. Esses avanços, traduzidos em conquista como 1) uma carreira robusta constituída em lei, 2) reajuste do piso em consonância com o reajuste nacional, 3) progressão vertical e progressão horizontal passaram, pouco a pouco, a se efetivar nas carreiras dos profissionais que atuam no sistema de ensino municipal e a compor de forma sólida a carreira.

Para exemplificar melhor, podemos citar o ano de 2017, ocasião em que todos os professores tiveram reajuste de 7,64% garantindo o piso nacional, 15 obtiveram progressão vertical e mais 16 galgaram progressão horizontal. Essas conquistas do magistério ainda não podem, é claro, ser consideradas suficientes, já que ainda nos falta itens como condições de trabalho adequadas, para complementar melhor a condição do pessoal docente e como forma de responder às necessidades da educação municipal, definidas de acordo com as suas finalidades e objetivos. A plena realização destas finalidades e objetivos exige que os professores desfrutem de uma condição justa e que a profissão docente goze do respeito público que merece.

Logicamente, o SINDSERPUMI enquanto entidade representativa dos servidores, ainda não se dá por satisfeito, visto o entendimento da necessidade de que na educação é preciso unificar um tripé, a saber, valorização profissional – condições de trabalho – participação efetiva da família.

Esta entidade tem se mobilizado também com outras entidades ligadas a educação, no debate, organização e cobrança ao ente federal na perspectiva de inflarmos os recursos do FUNDEB, como forma de garantir nossas conquistas e, ao mesmo tempo, avançar na perspectiva de melhores índices para o desenvolvimento social da nossa cidade.