O I Seminário de Formação e Mobilização Sindical, realizado em 14 de Setembro de 2017, no Centro de Juventude e Cidadania, com o tema geral: “FORMAR-SE PARA A LUTA EM TEMPOS DE CRISE: PELOS DIREITOS AMEAÇADOS”, na forma de uma assembleia geral, foi considerado pelos organizadores e presentes ao evento como intenso e de sucesso. Abrindo o evento, o Presidente do Sindicato fez fala de recepção de todos os presentes e situou o significado do seminário como momento de mobilização e de formação que se instaura como dimensão especial que o SINSERPUMI irá dar atenção nesta gestão 2017-2020.

A formação é questão de sobrevivência para um movimento sindical qualificado. Dentro desta ótica, é preciso aliar informação com formação, contextualizar a lógica do capital, como ele opera no conjunto do mercado de trabalho, e, considerando esse cenário, é preciso desenhar como vamos encaminhar as lutas da categoria, principalmente num cenário de forte ataque da mídia aos movimentos sociais – em particular o movimento sindical. Através de novas filiações e/ou através da formação, precisamos reoxigenar o movimento sindical e fortalecer a nossa luta, diante de tantas incertezas, diante dos desafios da terceirização, da possibilidade real da reforma da previdência e da reforma trabalhista que sufoca e desmonta os sindicatos.

Contando com a presença de professores universitários e líderes sindicais estaduais da FETAMCE ( Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal do Estado do Ceará) e CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil), o momento de mobilização e formação logo acima citado, pautou-se principalmente por um movimento de sindicalização e uma conferência sobre o tema “Contextos da crise econômica e política atual, perda dos direitos e rebatimentos nos servidores públicos municipais”, proferida em painel pelo presidente da CTB - Ceará, que tratou da conjuntura internacional e nacional da crise atual, pela Prof. Dra. Adelaide Gonçalves, reforçando as situações contextuais, políticas e econômica porque passa o país nesse cenário pós-golpe, as contrarreformas e seus impactos na classe trabalhadora, pela representante da FETAMCE –CE, situando nesse cenário as dificuldades que os servidores municipais e demais trabalhadores terão que enfrentar, as lutas e os medos que nos rodeiam para impedir o enfrentamento das contrarreformas em curso, e pela professora Alba Cristina, que tratou dos aspectos gerais da reforma da previdências e os meandros disso na seguridade social e na aposentadoria.

Na ocasião, o secretário de formação do SINDSERPUMI apresentou as linhas principal do projeto de formação que está sendo implementado na direção da formação política e sindical, da informação e da formação específica para todos os servidores municipais. O encontro contou com mais de 150 servidores das atividades meio e saúde, educação administração, efetivos e contratados, numa oportunidade valiosa de formação teórica e orientação política que animou e esclareceu os presentes, além de mobilizar todos para as lutas coletivas vindouras em favor da democracia e contra a perda de direitos que se instala no País.