O presidente do SINDSERPUMI, Celestino Cavalcante, participou na última sexta-feira, 22 de setembro de 2017, do Fórum Regional de Gestão do Trabalho no SUS, Macrorregião do Litoral – Leste/ 7ª Região de Saúde do Aracati. O fórum teve como objetivo construir uma mesa regional permanente de negociação do SUS que garanta a articulação de uma rede de atenção à saúde e a construção de meios administrativos, jurídicos e financeiros que viabilizem a superação da fragmentação e a otimização da gestão da força de trabalho no SUS em âmbito municipal.

A pactuação de uma agenda negociada na Gestão de Trabalho do SUS, feita entre trabalhadores e gestores, deverá nos permitir encontrar mecanismos que superem a fragmentação de estruturas municipais, com otimização dos recursos e melhor oferta de serviços à população.

É um desafio construirmos um novo paradigma de gestão compartilhada do SUS para o fortalecimento das regiões, mas, ao mesmo tempo, é uma necessidade para enfrentarmos a falta de recursos, a grande rotatividade de gestores e o avanço da mídia que, na maioria das vezes, tenta negligenciar de forma sorrateira a importância do SUS na democratização do acesso a saúde.

A gestão do trabalho em âmbito regional potencializa aspectos relevantes como a integração de políticas setoriais e intersetoriais, permitindo a articulação de políticas territoriais essenciais para a redução da iniquidade regional em saúde. Outro aspecto, não menos relevante, trata-se do PCC’s regional, que visa fortalecer essa regionalização, superando vínculos precários, permitindo a adequação com grande parte das realidades municipais e em consonância com a estratégia global do SUS.