A implementação de um Plano de Cargos Carreira e Remuneração, PCCR, é fundamental para que o ente público municipal possa não só garantir a valorização dos servidores, mas também, contemplar investimentos na capacitação e na infraestrutura administrativa, tendo como foco principal atender os anseios dos trabalhadores e, ao mesmo tempo, melhorar os serviços prestados população.

Infelizmente essa não é a tônica da grande maioria dos 5.570 municípios brasileiros. Icapuí, por sua vez, vem construindo, ao longo das últimas duas décadas, um caminho avesso a essa grande maioria, fruto da organização, da qualificação e mobilização dos servidores através do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Icapuí – SINDSERPUMI. Iniciada sua construção ainda em 2007, o PCCR da Atividade Meio e Saúde de Icapuí, concretizou-se em 2013 quando da sua implantação com melhorias vencimentais para todas as categorias, restruturação dos quadros funcionais e possibilidade real de carreira com progressões horizontais, verticais, além de gratificações por qualificações, que por motivo de legislação federal se impossibilita de fazer parte da carreira.

Vale salientar que o plano não traz só a melhoria salarial, mas efetiva uma carreira sólida, fato que não é interessante apenas para o servidor, mas também para toda a administração pública municipal, consequentemente para toda a sociedade. É preciso o reconhecimento de todos os atores desse processo, em especial os que representam os servidores e ao ex-vereador Marcos Nunes, ponte fundamental no processo de diálogo à época entre trabalhadores, governo e o legislativo.

É bem verdade que parte dos servidores ainda teima em não corroborar com a ideia de que o plano, mesmo com alguns ruídos, que deverão ser aperfeiçoados no decorrer do tempo e da luta, é a única forma de valorização dos trabalhadores. É verdade, no entanto, que a maioria dos servidores agora se sente mais valorizada (todos os servidores tem a base vencimental maior que o salário mínimo) e tende a devolver esses ganhos com serviços ainda melhores aos munícipes.

Finalizando, é preciso um olhar mais contundente no entorno dos companheiros servidores que estão em outros municípios próximos a Icapuí ou não, para confrontar esta realidade acima colocada, não como forma de conformação do status quo vivido, mas para valorizar o conquistado e permanecer na trincheira da organização, da mobilização e da luta cotidiana.