A diretoria do SINDSERPUMI, com as presenças do Presidente, Celestino Cavalcante, do secretário de finanças, João Francisco, o vice-presidente, Ronaldo Roldão, o secretário de formação, Clotenir Rabelo, reuniu-se na manhã deste dia 20 de Outubro com o Secretário de Saúde, Reginaldo Alves das Chagas, para dar encaminhamentos referentes aos acordos realizados na última audiência e outros pontos afins. Considerando o diálogo proveitoso e os resultados objetivos da reunião, descreve-se o que se determinou como segue:

1. Falta de isonomia em diárias de motoristas.

O questionamento acerca da possibilidade de falta de isonomia entre motoristas, com suposto valor de diárias pagos a mais em relação aos demais, foi esclarecido pelo Secretário que de forma nenhuma se refere a diárias a mais em detrimento dos demais. O caso é relativo apenas a dois motoristas que trabalham em regime de dedicação exclusiva nos serviços de transportes de pacientes para hemodiálise e para tratamentos regulares em Fortaleza e outras cidades, cujo ritmo de trabalho é de grande dinâmica, em horário e ritmos intensos (numa situação excepcional de viagens de aproximadamente 20 horas com folga de 24), aos quais foi garantida a vantagem de função gratificada adequada a essa atividade de dedicação exclusiva, como um complemento na remuneração.

2. Insatisfação dos Técnicos de enfermagens.: a) pagamento das diárias – b) sobreaviso do hospital – c) atendimento pré-hospitalar.

As demandas dos técnicos de enfermagem acerca das diárias para deslocamentos com pacientes, a possibilidade de adequação de um sobreaviso para o hospital em função do desfalque do plantão nessas viagens e a questão do atendimento pré-hospitalar não aceito nem orientado pelos órgãos competentes como função desses técnicos, foi discutida na direção de encontrar solução a mais definitiva possível. Com relação a essa demanda, ficou acertado que até terça-feira, próxima, vindoura (24.10), a Secretaria de Saúde encaminhará à Secretaria de Governo a questão da adequação do sobreaviso do hospital para efetiva construção de uma proposta de alteração em Lei, para encaminhamento a Câmara Municipal. No entender desta instituição, a proposta efetivada resolverá de forma significativa a questão das viagens e do atendimento pré-hospitalar. No que diz respeito às diárias já realizadas nos meses de agosto, setembro e outubro, fomos informados que a secretaria esta dando os devidos encaminhamentos junto ao setor pessoal para efetivar o pagamento na medida do possível.

3. Equiparação do vencimento das funções não médicas.

Segundo o secretario Reginaldo Alves, irá encaminhar à Secretaria de Governo a demanda de equiparação dos casos solicitados, respeitando a devida isonomia entre as categorias, e considerando a relação entre carga horaria versus vencimento. Neste sentido, os dirigentes sugeriram fazer uma reunião entre o sindicato e os servidores interessados para deliberarem sobre a questão e posteriormente realizar a efetivação do requerido.

4. Processos administrativos da saúde:

A entidade sindical tem procurado acompanhar de perto os processos administrativos instaurados contra aqueles servidores sindicalizados, para que estes possam ter toda a assistência na sua defesa. Na reunião de hoje procurou-se saber do gestor da saúde os casos que envolvem os servidores daquela secretaria, para que se possa dar o devido tratamento no que diz respeito ao amplo direito de defesa do servidor.

5. Avaliação das condições de insalubridade.

Quanto a este ponto, foi informado ao sindicato que o governo já está em processo de licitação de um engenheiro do trabalho para realização do estudo técnico. Segundo o secretário essa ação estará igualmente sanada num futuro bem próximo.