Não é de hoje, o SINDSERPUMI vem dialogando com os governos municipais, em campanhas salariais e em audiências específicas na direção da garantia dos direitos dos servidores municipais de Icapuí. O tom e os temas dessas intervenções vão desde os modos de organização de distribuição dos serviços públicos aos salários e condições práticas de trabalho.

Nesse processo, as exigências e a seriedade cobradas aos gestores públicos, nas diversas gestões, são no sentido de dar à gestão municipal cada vez mais possibilidade de qualificação do trabalho dos servidores e de sustentabilidade financeira. Isso é uma meta somente alcançada se as práticas existentes de beneficiamento político-partidário, de desajuste legal e profissional no trato da organização e pagamento de pessoal, de visível superlotação dos órgãos públicos, entre outros, serem desfeitas e suficientemente extintas.

Apontar essas situações que permanecem até hoje é tarefa primeira do sindicato, porque estas se dão sempre em detrimento do servidor público. Indicar o que é correto e legal para corrigir as deficiências da gestão de pessoal é fundamental nessa luta por melhores condições de trabalho e salário real para os servidores. Não se pode, como entidade sindical omitir-se dessa atuação. Mas o sindicato não é gestor, e não pode fazer gestão de pessoal.

O papel de gestor é do governo municipal. E cabe a ele tanto a responsabilidade de verificar e corrigir legalmente o que atravanca o bem estar municipal e suas finanças, quanto deve recair sobre ele as implicações e insatisfações de seus procedimentos legais ou ilegais.

Fala-se assim para “colocar cada um no seu quadrado”, em especial porque os aspectos incorretos na gestão de pessoal a pouco citados não foram instalados durante os anos por indicação da entidade sindical. Tampouco o ato governamental para sua correção deve ser atribuído ao sindicato. Quem faz gestão, repita-se, não é o sindicato. Defender  o que é direito é sua função. Fazer uma gestão dentro do que é direito é papel do governo.

Para nós é importante demarcar esses espaços, e manter-se alerta para que o papel gestor não retire os direitos conquistados, nem proceda ilegalmente com os servidores.