No dia 10 de novembro, véspera da implementação da reforma trabalhista (11 de novembro), representantes do SINDSERPUMI participaram - unidos a sindicatos de muitos municípios cearenses, federações, organizações sociais diversas, da MARCHA DA ESPERANÇA, ato realizado em Fortaleza, alusivo ao dia nacional de lutas em confronto às contrarreformas criadas pelo governo federal e seus aliados.

A marcha percorreu todo o centro da cidade com manifestações e falas diversas esclarecendo à população as diversas facetas de destruição dos direitos trabalhistas por meio da reforma e os impactos negativos disso nas condições de trabalho e de salário para os trabalhadores brasileiros a partir de agora. O presidente do SINSERPUMI, Celestino Cavalcante, proferiu palavras sobre o tema durante a caminhada, representando esta entidade e o município, colocando-se, em nome do sindicato, como integrante da luta pela anulação da reforma e pela união em torno dessa causa, junto às demais representações de entidades de outros municípios das demais federações.

A marcha da esperança, promovida pela FETAMCE, de fato, tornou-se um ato unificado com diversas entidades mobilizadas como a Frente Brasil Popular e Povo Sem Medo e as Centrais Sindicais: Central Única dos Trabalhadores no Ceará (CUT-CE), Central Sindical e Popular (CSP Conlutas), Central dos Trabalhadores do Brasil no Ceará (CTB-CE) e Intersindical.

De modo geral, o ato foi considerado de sucesso, mobilizando representações de diversos municípios e agregando muitos outros movimentos populares que trouxeram à Praça da Bandeira em Fortaleza grande número pessoas, todos motivados pela mesma ideia, a de barrar as contra reformas e se contrapor a todas as investidas que destroem nossos direitos e nossa democracia.