No dia 07 de dezembro (quinta-feira) o presidente do SINDSERPUMI, Celestino Cavalcante, acompanhado do secretário de formação, viajaram ao município de Quixadá para conhecer a experiência de formação política e sindical desenvolvida pelo Sindicato dos Servidores Públicos de Quixadá (SINDSEP), já desenvolvida por aquela instituição.

O intuito da visita, além de criar espaços de relações mais articuladas e parceria entre as duas instituições, era conhecer a referida atividade para subsidiar e apontar procedimentos e caminhos mais sólidos para a construção e implementação de uma formação política e sindical na forma de curso de extensão com certificação, que se encontra em elaboração, voltado, sobretudo, para ampliar os conhecimentos e reflexões sobre o processo histórico da luta dos trabalhadores, a organização sindical na contemporaneidade, a ação comprometida e política, e a atuação prática nas lutas sindicais.

A diretoria executiva do SINDSEP –Quixadá, presidência e membros da equipe de formação receberam os representantes com alegria e generosidade e repassaram o histórico da experiência, os instrumentos de elaboração do curso de formação, os procedimentos pedagógicos e técnicos, bem como materiais e suportes tecnológicos que compõem a política de formação daquela entidade, mostrando-se para os integrantes do SINSERPUMI como uma ação bastante organizada, robusta  e suficientemente implementada, ultrapassando, inclusive o universo formativo dos sindicalizados, adentrando na formação da comunidade e nos problemas sociais concretos. Destaca-se, sobretudo, no projeto de formação do sindicato de Quixadá a intensa articulação com a FECLESC (Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central), que figura como importante parceria formação em questão através de seus professores de programas.

Com este contato considerado por demais valioso e animador, a troca de experiência foi fortalecedora da compreensão de que é possível criar e sustentar estas oportunidades de formação política e sindical, com vistas a um engajamento político comprometido, e que os procedimentos e condições existentes são possíveis de serem efetivados.

Com a visita, o SINDISERPUMI, e valendo-se da contribuição dos membros da equipe de formação do SINDSEP-Quixadá, bem como da parceria dialogada também com a FECLESC, através do Diretor da Faculdade, professor Luiz Oswaldo Sant’Iago Moreira de Souza, a secretaria de formação do SINSDSERPUMI estará agora cuidando da maior sistematização desse processo de formação e da organização do curso de formação em questão, com vista a implantação em 2018.