Há anos que alertamos para a possibilidade real de adentrarmos num colapso financeiro, em função do comprometimento absurdo das financias do município em folha. O empreguismo e a falta planejamento com o quadro de pessoal à altura das demandas e das condições financeiras da municipalidade é uma dificuldade constante, trazendo o risco de inviabilidade financeira do município, como já vem ocorrendo em outros estados.

É bem verdade que não faltam aqueles que execram e/ou satanizem o SINDSERPUMI pelo fato de em alguns momentos esta entidade se imbuir de uma visão municipalista, propondo medidas (como o censo previdenciário) e feitos acordos (como nos precatórios) visando a estabilidade financeira do município a médio e longo prazo.

Sabemos que a solução para essa “CANOA” não está somente em nossas mãos, porque passa por quem tem o poder de decidir, sobretudo pelo executivo, que precisa cortar na carne, dirimindo de vez o mal fadado empreguismo e parasitismo daqueles que enveredam no enriquecimento sem causa, como forma de se beneficiar da coisa pública.  Se o executivo, o legislativo e a sociedade civil organizada, e em especial os servidores, não se conscientizarem disso, teremos sérios problemas num futuro bem próximo. No caso de Icapuí, tá mais do que provado que, quando a classe política perde o tino do verdadeiro papel do homem público e a razão da existência do estado moderno, tudo que avança é subtraído adiante, em desfavor daqueles a quem a municipalidade deveria atender: o patrão povo.

É preciso urgentemente preservar o erário, na perspectiva de ter sobras e/ou equilíbrio, para que se possa fazer um recall na infraestrutura do município, nos espaços esportivos, no hospital, nos CEI's, nas escolas, que são exemplos presentes desta necessidade. Pelo que temos observado e analisado, a crise é muito mais de gestão do que financeira, até porque, de acordo com a evolução da Receita Corrente Líquida (RCL), ainda não fomos atingido pela crise, porém não estamos imunes a ela.

Avançar na construção de uma gestão planejada, enxuta e acima de tudo voltada para os interesses da maioria população é o grande desafio para os atuais e futuros gestores municipais. A escassez de recursos e as demandas cada dia mais crescente dos serviços a serem prestados à população exige um comprometimento cada vez mais eficiente dos recursos públicos, sob pena de termos uma municipalidade que serve a poucos com o suor da grande maioria.