Ontem, 22/02, no final da tarde, participamos de uma mobilização no município de Icó-CE, em favor dos professores. No referido município, 362 docentes correm sério risco de perder 50% dos seus proventos. Voltamos daquela cidade com um sentimento misto de indignação e tristeza. Sentir-se no meio de companheiros professores sendo reprimidos à base de spray de pimenta e bala de borracha e sendo proibidos de chegar até a Câmara Municipal é algo que causa tais sentimentos.

Um momento negro na história da educação do Estado do Ceará, patrocinado pela gestora do município de Icó, Laís Nunes. Uma vergonha para um Estado que vem a cada ano melhorando seus índices educacionais, segundo dados apresentados pelo Governo Estadual.

Naquele momento, todos nós docentes estávamos sendo agredidos por uma gestora descompromissada e arredia aos anseios de seu povo, em especial daqueles que fazem a diferença na vida pessoal e profissional das gerações presentes e futuras.

Se há algo positivo a se colocar, vale citar que a sociedade icoense esteve totalmente solidária à luta dos trabalhadores docentes. No entanto, hoje, ela deve ter amanhecido com aquela ressaca moral de VERGONHA, por ver, em todos os meios de comunicação, a cidade de Icó servir de laboratório para um dos maiores descalabros contra educação por parte da atual gestora daquele município.

As cenas de selvageria foram presenciadas por gente de todos os recantos do Ceará, e jamais será esquecida, devendo fazer parte das laudas de muitos escritos tristes e reprováveis de historiadores do nosso Estado e, porque não dizer, do Brasil.

Nessa hora #somostodosICÓ!

Herói sou eu, é você,