O presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Icapuí (SINDSERPUMI) participou no final da manhã de hoje, 20/04, juntamente com os representantes do governo municipal, de uma reunião na sede do ICAPREV. Na oportunidade, o representante da 3it Consultoria, Paulo Celedonio, apresentou o relatório final do censo previdenciário, realizado nos primeiros meses do ano de 2018.

No cenário atual, a conclusão do censo, e agora a publicação de seu relatório final tem uma importância singular para os que fazem a direção do Sindicato do Servidores Públicos Municipais de Icapuí (SINDSERPUMI), visto que tal ação é fruto de um intenso debate desta entidade com a atual gestão, na defesa de que o governo seja orientado por assessorias técnicas e que este declinasse da intenção de fazer a segregação do fundo previdenciário.

Ha que se ressaltar aqui a sensibilidade do governo nesse caso, revendo sua posição e construindo, juntamente com o sindicato, uma saída para esse tema. Talvez não a menos dolorida, mas com certeza a mais acertada e mais viável para a municipalidade, a médio e longo prazo.

É claro para todos nós as dificuldades de sustentabilidade do instituto sem um cálculo atuarial preciso, baseado num conjunto de informações reais, e não abalizado apenas em premissas. Isto posto, esse censo agora apresentado será primordial, para que se possa tomar as medidas oportunas e cabíveis para o saneamento do fundo previdenciário.

Espera-se que esta seja a primeira de muitas ações efetivas da gestão, que apontem caminhos reais para tratamento dessa questão que, se não tratada a contento, traria um agravamento dos problemas financeiros que afetam a maioria dos pequenos municípios brasileiros. Ações como essa, indica a necessidade de se construir o município dentro de uma lógica financeiramente sustentável. Nesse aspecto, é preciso um olhar crítico e apurado para todos os setores.

Enquanto sindicato, no caso do ICAPREV, acredita-se que o começo da ação está sendo feito de forma acertada, mas precisamos estender esse olhar aos demais setores da administração pública. Para isso, é fundamental atentamos para um ajuste minucioso na área de gestão de pessoal, bem como um maior controle da máquina pública em relação aos excessos e irregularidades já apontados diversas vezes.