Mesmo diante de tantos desconfortos enfrentados pelos nossos educadores no ano em curso, entrar no rol das instituições de ensino premiadas como Escola Nota 10 pelo Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (SPAECE), no resultado consolidado 2º Ano, é, sem sombra de dúvidas, um fato relevante, mesmo que não único em destaque, já que muitas escolas de nosso Município obtiveram um avanço significativo nos seus índices na mesma avaliação e no resultado da aprovação no ano de 2017. A nota 10 (dez) da ESCOLA Maria Edilce Barbosa é, nada mais, nada menos, que a coroação de um trabalho feito sob todas as dificuldades, mas se impõe como um fruto do papel dinâmico, profissional e humanizador de todas as ações que os (as) professores(as)/educadores(a)s e a gestão da escola vêm realizando, bem como o papel importantíssimo que os demais servidores componentes da comunidade escolar, iguais em valores nesta conquista.

Tal conquista, mesmo não sendo para uma premiação para todas as escolas, é o espelho do trabalho que vem sendo feito nas escolas como um todo, ainda que mediante condições adversas, na maioria das vezes. Este prêmio, certamente, credencia todas as unidades de ensino, como rede - em especial a Maria Edilce – enquanto instituições que em todos os momentos difíceis buscam soluções para problemas pontuais existentes em nosso dia a dia e conquistam frutos louváveis.

Não pode passar despercebido que essa conquista tem tudo a ver com valorização dos servidores, sobretudo professores, na regularidade e melhoria dos salários no ano de 2017. Instrumentos como esses não são únicos para bons resultados, mas indispensável para que sejam galgados avanços iguais a esse ou até maiores na educação da nossa canoa.

Nós que fazemos o Sindicato do Servidores Públicos Municipais de Icapuí – SINDSERPUMI, queremos deixar os nossos parabéns a todos e todas que contribuíram direta ou indiretamente para o alcance deste resultado. Isso nos deixa muito felizes e com o sentimento de dever cumprido. Afinal, este reconhecimento mostra que aqueles que representamos fazem do serviço público, em especial a educação, um espaço que garante o desenvolvimento sócio-político e econômico dos nossos jovens e da sociedade como um todo.

"Educar é crescer. E crescer é viver. Educação é assim, vida no sentido mais autêntico da palavra".

Anísio Teixeira