Os servidores públicos municipais, reunidos em assembleia no dia de hoje 14/08, deliberaram pelo indicativo de greve, em função do não avanços nas negociações salarias e dos constantes atrasos de pagamentos, entre outras pautas de luta da categoria.  Mesmo tendo consciência do inchaço da folha de pessoal o governo municipal faz vista grossa para a questão, não tomando medidas possíveis e cabíveis para sanear a questão. Tal situação tem levado os servidores do município a conviver com o não reajuste de seus proventos, os constantes atrasos de salário, a falta de aplicabilidade de alguns itens de valorização dos planos de carreira, dentre outros.

Segundo o levantamento feio pela entidade representativa dos servidores, SINDSERPUMI, no último semestre do ano em curso as receitas tiveram uma evolução da ordem de 12,35%, e mesmo assim o governo não tem acenado com nenhuma proposta no sentido de atender as demandas salariais dos servidores. Por outro lado, a gestão diverge entre si quanto a fazer os ajustes necessários ao contingenciamento de folha. Durante o processo de negociação, iniciado ainda em novembro passado, muitas foram as ponderações e propostas apresentadas e debatidas pelo sindicato, inclusive por meio de uma audiência pública, com encaminhamentos definidos no final para dar cabo aos problemas que impedem o avanço das negociações. Poucos desses encaminhamentos estão efetivamente encaminhados, de acordo com o conhecimento dos que fazem o SINDSERPUMI.

Restou aos servidores o indicativo de greve, como forma de mobilização para que o governo se sensibilize e atente para o problema gerado por falta de um melhor planejamento dos seu quadro de pessoal, dos excessos e das irregularidades que permeiam o seio da gestão e que a muito tempo são debatidos entre os que fazem a representação dos servidores e os que fazem a gestão municipal.

E inegável a riqueza do processo negociado, por isso somos defensores e valorizadores do mesmo. Mas este, pra ser efetivo, precisa ter abertura para começo, meio e fim, como forma de construção da melhor proposta. Um processo de negociação que só tem começo sem prazo e horizonte definido por ambas as partes acaba se tornando uma forma de postergar os anseios de atendimentos as demandas posta por parte daquele que tem o controle do processo, afirma o Presidente do SINDSERPUMI, Celestino Cavalcante