Os servidores públicos municipais de Icapuí estiveram reunidos em assembleia no dia de hoje, 05/09, na pousada de Doralice, para deliberar sobre o indicativo de greve deflagrado na assembleia anterior. Os servidores negociam desde novembro de 2017 uma pauta com o governo municipal, mas este tem afirmado que em função dos índices altos de folha, em relação à Receita Corrente Líquida (RCL) e à Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), não está podendo atender as demandas da categoria.

Paralelo a isso, o sindicato, através de seus diretores e assessorias contratadas, tem feito uma série de estudos nos gastos de folha, e por meio deles tem identificado inúmeras situações que, se dirimidas, possibilitaria ao governo atender maciçamente a pauta dos servidores. Em virtude disso e da morosidade da gestão em se posicionar a despeito da questão, a categoria tem endurecido o debate para que o governo faça os ajustes necessários, como forma de viabilizar as demandas dos servidores garantindo um gasto com folha dentro do que estabelece a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

O governo tinha assumido no dia de ontem, 04/09, o compromisso de encaminhar algo de concreto para assembleia. No início da manhã de hoje, um pouco antes do início da mesma, foi entregue um ofício no qual o governo solicitava mais 30 dias de prazo para finalizar seus estudos, a despeito dos encaminhamentos anteriormente firmados. A princípio, houve um certo frisson por parte da categoria, na perspectiva de não aceitar a postergação do prazo, visto o tempo que as negociações vem se arrastando e nada de concreto se produz. No entanto, os diretores e servidores ponderaram todas as possibilidades e, após debates e votação aberta, concederam mais 25 dias de prazo para apresentação de proposta concreta, realinhando nova data para o indicativo de greve que ficou em 01 DE OUTUBRO de 2018.

Até lá, esperamos que a gestão possa dissecar todos os encaminhamentos firmados nas diversas reuniões e na audiência pública, nestes 10 (dez) meses passados. São encaminhamentos que, se aplicados a contento, possibilitarão não só a concessão de reajuste aos servidores, como também, o pagamento em dia e o atendimento de demandas secundárias de determinadas categorias, como a isonomia dos servidores não médicos e o PL dos motoristas.