Há décadas, o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Icapuí – SINDSERPUMI - vem alertando as gestões municipais para o problemática de má gestão de pessoal, irregularidades e prestação de serviços em excesso. Entretanto, ao invés de corrigir e aprimorar a gestão de pessoal, os governos tem feito vista grossa para o problema e, em alguns casos, aprofundando ainda mais a questão.

O governo atual ainda não concedeu reajuste aos servidores no ano de 2018, e os índices de gastos com folha estão muito acima do permitido pela LRF (Lei de Responsabilidade Fiscal), mesmo o município tendo aumentado suas receitas em 12,35% no primeiro semestre do ano em curso. Ainda assim, o governo tem feito cotidianamente inúmeras contratações, estando com centenas de servidores sem o aproveitamento ideal em determinados locais, além de um horário corrido que, na maioria dos casos, não condiz com a realidade financeira do município, de pagamento de horas extras e contratação de prestação de serviços.

Somando-se a tudo isso, temos a questão do déficit do ICAPREV, que precisa, com urgência, de um conjunto de ações para sanar o seu déficit atuarial, não só para garantir a viabilidade do fundo previdenciário, mas também da municipalidade como um todo.

O conjunto dos que fazem a direção do SINDSERPUMI tem feito uma série de questionamentos, para que o governo atente para o lastro dos recursos financeiros e se adeque aos ditames legais, não incorrendo em questões errôneas como atrasos salariais e não concessão de reajustes, por exemplo, que afligem os servidores e a municipalidade. As ponderações aqui relatadas precisam ser equacionadas com urgência, sob pena de um aprofundamento dessa realidade num futuro não muito distante.