
Nessas três décadas de existência, não há uma única conquista dos trabalhadores em Icapuí que não seja resultado da luta dos servidores através do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Icapuí – SINDSERPUM. Mesmo com as dificuldades do ano em curso, onde não conseguimos o reajuste, é latente aos olhos os avanços e conquistas que tivemos e que nos diferencia significativamente em termos de valorização se comparados a outras realidades que nos cercam.
Neste dia do servidor, 28 de outubro, mesmo num cenário adverso como o de 2024, 97 servidores obtiveram o “presente” da progressão horizontal, representando um incremento no vencimento de 4%, bem acima dos 2,67% do reajuste do piso magistério e bem próximo 4,62% do IPCA, índice de correção das demais categorias. Tem também o “presente” dos quinquênios para aqueles que completaram cinco ou múltiplo de cinco no ano em curso. Nesse cenário, haverá de ter alguns que alcançaram valorização próxima dos 10% com a progressão e o quinquênio juntos. Há de ter havido quem galgou progressão vertical, que a depender da classe alvo pode ter um incremento de 4% até 20% de forma automática.
Além disso, em se tratando de “PRESENTES” e de comemorações do “Dia do Servidor”, podemos elencar mais alguns, em especial aqueles que permitiram a entrada de grande parte destes servidores no universo do serviço público municipal, como os concursos públicos para o Município e para Câmara municipal, todos frutos de muita luta e resiliência do SINDSERPUMI. Acrescente-se a isso, a existência de PCCR para todos, Piso e carreira para professor(a), ACE e ACS, Piso da enfermagem acima do piso nacional, incentivo aos servidores da saúde durante a pandemia, e todos os servidores efetivos com vencimento acima do salário mínimo.
Porém, todos esses “PRESENTES” elencados foram construídos em cenários por demais adversos, seja através do acirramento entre as partes envolvidas, seja através do processo de negociação e do debate qualificado. Em ambas as situações, as conquistas foram menos espinhosas, e é importante que se diga que nenhuma batalha é travada sozinha. O sindicato é sempre resultado da união e mobilização da categoria. O sentimento da falta de algo por parte da categoria é o resultado de alguns preceitos não cumpridos como: Não adianta cobrar uma greve e não participar das assembleias e mobilizações! Não adianta aprovar um dia de paralisação e bater o ponto com medo de perder o dia! Não há ganhos reais sem que haja pressão no governo; e para fazer pressão é necessário ir para luta!
Não é fácil, não é rápido, nem quando queremos, mas vale a pena acreditar e lutar para que um dia possamos conquistar!