Início Campanha Salarial Campanha Salarial 2023: Finalizada com Êxito

Campanha Salarial 2023: Finalizada com Êxito

480
0

SINDSERPUMI: Sinônimo de resiliência na luta sindical

Finalizamos hoje, 13/04/2023, os pontos da pauta da campanha salarial que tratavam especificamente do reajuste de todas as categorias. Apesar do êxito da campanha salarial, se levarmos em conta o cenário em que se deu as conquistas, existe um ponto que despertou uma série de ruídos, visto a irresponsabilidade de alguns em não aceitar decisões consensuadas dentro dos espaços democráticos, no caso as assembleias da nossa entidade.

O ponto em questão diz respeito à majoração das alíquotas dos aposentados e pensionistas para 14%, debate esse que perdura já dois anos. Nesse assunto, foram feitos ou provocados pelo Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Icapuí – SINDSERPUMI – variadas atividades: estudos técnicos, audiências públicas e diversas assembleias (gerais e com setores específicos), todas no sentido de subsidiar toda e qualquer discussão acerca desse assunto. Infelizmente, alguns parlamentares, juntamente com uma pequena parte dos aposentados e pensionistas se excluem do debate técnico, para fazer o debate apenas político e fazer “o voto crack” – aquele voto te dá a falsa sensação de felicidade agora e mais a frente vai lhe causar abstinência.

Nós, enquanto sindicato, temos tido todo cuidado possível para que este debate possa assegurar a solvência do Instituto de Previdência dos Servidores de Icapuí – ICAPREV, perseguindo as alternativas que sejam as menos custosas para o contribuinte servidor. Entretanto, temos identificado em todos os estudos e pareceres obtidos, que não é possível alcançar o objetivo (mesmo ainda sendo muito difícil) sem que os aposentados e pensionista deem a sua contribuição. E este debate tem sido feito à luz da transparência, equilibrado e pautado em dados técnicos com todos aqueles que querem se debruçar sobre o cerne do problema. Nestes termos, sendo que toda a decisão tem sido tomada em assembleia, inclusive a decisão de reduzir o teto de contribuição do ICAPREV que era o do INSS, R$ 7.507,49, para R$ 1.302,00 para aposentados e pensionistas.

Querer desqualificar a luta do sindicato, saindo na defesa de alguns servidores que não aceitam os pontos acordados em assembleia é, no mínimo, tentar macular a luta e as conquistas da entidade, como forma de camuflar a inoperante participação nesse debate, de suma importância para os servidores inativos, ativos e a municipalidade.  É importante salientar que é esta instituição sindical a mantenedora de todas as principais lutas desencadeadas em defesa dos servidores e porque não dizer do povo de Icapuí. Nos piores momentos político-administrativos deste município eram os líderes desta instituição sindical que apareciam nas fotos empunhando a bandeira das lutas sindicais e dos direitos sociais, enquanto estes que hoje tentam diminuir a importância do sindicato nas lutas se resignavam a sua redoma no silêncio que lhes convinha como mero coadjuvante que sempre foram e são.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui