É Greve porque é grave!
O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Icapuí – SINDSERPUMI, antenado com as demandas da classe trabalhadora, mobilizou, juntamente com entidades parceiras de diferentes focos, estudantes, trabalhadores e sociedade icapuiense para a greve geral do dia 14 de junho em todo país.
Os atos ocorridos em todo país, foram contra a REFORMA DA PREVIDÊNCIA E CONTRA OS CORTES NA EDUCAÇÃO. Nossa entidade está totalmente tranquila quanto à manutenção da pauta dentro desses focos e dos esforços de assim ter desenvolvido o evento. Mesmo assim algumas agremiações políticas e alguns cidadãos fizeram menção a outros temas recorrentes na sociedade, fato que é de uma normalidade nítida, já que é um movimento plural e democrático, sobre o qual não se põe amarras, nem se tira a liberdade. Isso, de forma alguma, ofusca o brilho dos nossos jovens mobilizados e inseridos na luta pelos direitos a seguridade social e a universidade pública de qualidade.
Em Icapuí, mais especificamente a participação desses jovens foi extremamente relevante, e não pode ser relativizada em função de “picuinhas políticas partidárias” que um ou outro cidadã(o) menos esclarecido alimenta. Em se tratando da juventude, é preciso referendar essa participação, visto que são inúmeros os desafios nas demandas desses jovens por seus direitos, essa parcela significativa da população vem buscando seu reconhecimento como sujeitos políticos, com saberes e desejos de transformação. Com isso, buscam superar a ideia de que sejam vazios de conhecimento, desinteressados ou meramente indivíduos a serem treinados para responderem às demandas dos adultos.
Por outro lado, é preciso ressaltar que tanto o PL da reforma da previdência e os cortes da educação atingem a todos os trabalhadores indiscriminadamente, visto que tanto a seguridade social como educação são políticas estratégicas para garantir qualidade de vida digna para o nosso povo e desenvolvimento do país. E toda e qualquer ação de todo e qualquer governo que vise implementar retrocesso nessas políticas publicas terão o contra ponto por parte da classe trabalhadora.