A próxima gestão de Icapuí será obrigada a fazer diversos ajustes no modelo administrativo em vigor. Licença prêmio, reforma da previdência, desvios de função, horário corrido, excesso de pessoal, além da situação nada animadora do ICAPREV, são alguns dos pontos que precisam estar na mira do futuro gestor, sob pena de levar o município ao colapso, por falta de coragem ou percepção gerencial.
Corrigir diversas distorções administrativas e aplicar os planos de carreiras como instrumentos importantes de gestão de pessoal são estratégias vitais para diminuir a máquina pública, maximizando as ações em benefício dos munícipes. Sim, porque, é preciso urgentemente sanear o erário, que está combalido, em virtude de décadas de falta de cuidado, e pela contínua construção de uma máquina pública não condizente com o lastro financeiro da municipalidade.
Faz-se necessário aprimorar e utilizar a legislação vigente como forma de modernizar a máquina, sobretudo na gestão de pessoal, com uma política constante de valorização e qualificação dos recursos humanas para promoção de melhores serviços a população.
A cada dia que passa, ficam cada vez mais minguadas as margens de manobra para fugir dessas medidas. Elas precisam ser resolvidas com antecipação, com cuidadosa intervenção gestora, antes que seja tarde. Tenhamos como exemplo disso a situação do instituto de previdência dos servidores sem a aprovação do PLC.