Há pouco mais de 4 anos e meio, mais precisamente março de 2017, iniciamos um debate mais incisivo sobre a reestruturação financeira do instituto de previdência dos servidores. A princípio, construímos o censo previdenciário no início de 2019, o que possibilitou a compensação previdenciária.
Paralelamente a essa ação, construímos junto aos servidores efetivos e ao governo os aumentos de alíquotas escalonadas de ambos e a realização do concurso público, como formas de incrementar o saneamento do instituto. Desde julho de 2020, centramos nossos esforços para viabilizar a reforma da previdência, que possibilitaria, de forma mais efetiva, a estabilidade financeira do ICAPREV.
No dia de hoje, 21/12, depois de 18 meses de muitas idas e vindas, de várias assembleias, reuniões, audiências públicas e muito debate, desde o início da manhã, e entrando pela tarde, decorreu a coroação dessa luta e, finalmente, foi aprovado por unanimidade o projeto de reforma do ICAPREV.
É preciso compreender toda luta e importância de todo esse processo de construção para todos que se dispuseram a dialogar sobre o tema. Parabéns aos servidores envolvidos (ativos e inativos), ao parlamento, ao governo municipal, aos que fazem o ICAPREV e em especial ao sindicato dos servidores, pela resiliência na busca pelas resoluções dos problemas que mais afligem os servidores.
Um grande dia para todos, servidores, governo, ICAPREV, Câmara de Vereadores e aos munícipes!