Home / Icaprev / SINDSERPUMI continua debate sobre deficit do ICAPREV e suas soluções com câmara municipal

SINDSERPUMI continua debate sobre deficit do ICAPREV e suas soluções com câmara municipal

índiceNo dia de ontem, 23/02, pela manhã, tivemos uma reunião com alguns vereadores para debatermos acerca da situação vigente do Instituto de Previdência dos servidores (ICAPREV). A reunião tinha sido proposta através de oficio Nº 03/21, de 28 de janeiro do corrente ano pela entidade sindical, tendo como objetivo dialogar com todos os parlamentares no sentido de iniciarmos os debates preliminares a respeito da situação deficitária do Icaprev.

O instituto conta atualmente com um ativo de um pouco mais de 14 milhões de reais. Nos últimos 4 anos, o número de aposentados e pensionistas cresceu em 56% a folha, que saiu de R$ 289.806,19 em janeiro de 2017, para R$ 685.725,71 em janeiro de 2021, um aumento de algo em torno de 138%. A folha tem crescido mês a mês, e em janeiro passado, o instituto desembolsou em torno de 90 mil reais de suas aplicações para completar a folha de pagamento. Problema é que esta quantia tem crescido substancialmente.

Adicionado a este panorama, em junho de 2020, o instituto já era detentor de um déficit atuarial de um pouco de 150 milhões de reais, uma situação que precisa urgentemente ser tratada sob pena de inviabilização do Icaprev num futuro bem próximo, passando os inativos para a folha dos efetivos, diminuindo em muito a capacidade de investimento de custeio da máquina pública.

Mesmo com todo este cenário caótico, desde a ano passado temos tido algumas dificuldades de diálogo e de consenso com a totalidade do poder legislativo. Mesmo assim, continuaremos buscando o diálogo, visto que, se há divergências em alguns pontos, acreditamos que haja alguma convergência em outros, especialmente em se tratando da estabilidade financeira do instituto de previdência dos servidores e com a manutenção e a qualidade dos serviços prestado aos munícipes.

Na reunião de ontem estiverem presentes os vereadores Claudio Roberto, Diego, João Paulo e Sidivânio Honório. Nos próximos dias, estaremos encaminhando ofício solicitando reunião com os demais.

 

Negociar, avançar e CONQUISTAR.

Você pode Gostar de:

9ef96943-2560-43bf-a65a-47cfa8f3d26d

É preciso conhecer para reconhecer conquistas.

O SINDSERPUMI (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Icapuí) completa hoje, 19 de novembro, 27 …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *