Início Assuntos Gerais SINDSERPUMI promove reunião estratégica com aposentados e pensionistas para discutir desafios e...

SINDSERPUMI promove reunião estratégica com aposentados e pensionistas para discutir desafios e ações cruciais na gestão pública de Icapuí

1087
0

É IMPERATIVO ABRANDAR OS GASTOS COM FOLHA E SANEAR O ICAPREV

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Icapuí – SINDSERPUMI – realizou na última sexta-feira, 24/11, uma reunião com aposentados e pensionistas para tratar de todo o conjunto de estudos feitos pela instituição, no sentido de diagnosticar o conjunto de percalços que existe dentro da atual gestão e elencar o conjunto de ações que é necessário fazer no modelo administrativo em vigor. Questões como: licença prêmio sem critério algum, desvios de função, horário corrido, excesso de pessoal, pessoas recebendo proventos sem prestar o devido serviço, redimensionamento da rede de ensino, plano de custeio do ICAPREV, entre outros, são alguns dos pontos que precisam estar na mira do atual e do futuro gestor, sob pena de levar o município ao colapso, por falta de coragem para intervenções necessárias ou percepção gerencial.

Corrigir essas e outras distorções administrativas e aplicar os planos de carreiras como instrumentos importantes de gestão de pessoal são estratégias vitais para diminuir a máquina pública, minimizando os gastos e maximizando as ações em benefício dos munícipes. Sim, porque, sanear o erário em termos de gastos com folha é algo para ontem, como forma de amalgamar boa gestão com baixo custo, em nome da construção de uma máquina pública condizente com o base financeiro da municipalidade.

O processo de construção das conquistas dos trabalhadores em Icapuí comandado pelo SINSERPUMI, dentro de uma lógica de negociação e debate qualificado, não impede o Ente de aprimorar e utilizar a legislação vigente, como forma de modernizar a máquina, sobretudo na gestão de pessoal, com uma política constante de valorização e qualificação dos recursos humanos, para promoção de melhores serviços à população.

Cotidianamente, ficam cada vez mais minguadas as margens de manobra para fugir dessas medidas. Elas precisam ser resolvidas com antecipação, com cuidadosa intervenção gestora, antes que seja tarde. Mas cedo ou mais tarde essa conta chegará, não apenas para os servidores, mas para a municipalidade como um todo.

A entidade sindical propôs ao parlamento uma audiência pública sobre essa realidade, e este fez a devida convocação para o evento, agendado para o dia 05/12/23, terça, com a finalidade de debater essas questões e apontar caminhos possíveis para contornar grande parte das questões. Destaca-se neste tema a questão previdenciária, que tem relação intrínseca com derrocada das conquistas dos servidores e, por consequência, dos munícipes, mediante com menos recursos para serviços e investimentos, caso não seja encaminhado, com o mínimo de urgência, um plano de custeio do ICAPREV com autonomia da gestão do instituto. 

Compromisso social perpassa por limite fiscal – Celestino Cavalcante – Presidente do SINDSERPUMI.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui