
Há muito tempo travamos uma luta profunda para restabelecer a solvência do ICAPREV, garantindo não apenas o pagamento em dia de aposentados e pensionistas, mas também assegurando à municipalidade o lastro financeiro necessário para manter os serviços públicos e realizar os investimentos que a população espera.
Nessa caminhada, nós que fazemos o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Icapuí – SINDSERPUMI – muitas vezes fomos incompreendidos pelo Executivo, pelo Legislativo e até mesmo por parte dos próprios servidores. Em alguns momentos por desconhecimento, em outros por interpretações distorcidas ou até por má vontade de alguns setores. Ainda assim, continuamos firmes, pautados pela responsabilidade e pelo compromisso com o interesse coletivo.
Hoje, 19 de novembro de 2025, na ocasião da celebração de 32 anos do nosso sindicato, vivenciamos na Câmara Municipal um raro e valioso momento de sobriedade e responsabilidade no debate sobre o ICAPREV. Dois projetos fundamentais para a recuperação e estabilidade do instituto foram apreciados: um deles defendido por esta entidade há mais de 12 meses, e o outro fruto de um processo de construção conjunta entre a gestão municipal e o sindicato ao longo dos últimos seis meses. Ambos foram aprovados pelo parlamento da forma que deveria ser sempre: com espírito republicano e foco no interesse público.
Parabenizamos os vereadores e vereadoras pela postura sensata e pela maturidade em reconhecer que os projetos aprovados são essenciais para a estabilidade financeira da municipalidade e representam um gesto de justiça para com os servidores que já contribuíram por toda uma vida e necessitavam dessas correções para assegurar suas aposentadorias.
Seguimos acreditando que quando prevalecem o diálogo, a responsabilidade e o compromisso coletivo, toda a sociedade ganha.







